domingo, 15 de dezembro de 2013

Video: Duração, Design, Comunicação


Assim como as fotografias, a gravação de video e a colocação na internet podem ser efetuados por qualquer utilizador que tenha um smartphone ou com uma webcam e um computador.

No ensino/aprendizagem a qualidade de um video é fundamental. Para além da qualidade técnica da gravação, se é um video com um formador, abordando matérias em aprendizagem, devem ser respeitadas algumas regras e princípios, já referidos neste Mestrado, como a duração (não deve ser superior a 10 minutos) ou o design/imagem.
Videos muito longos não respeitam os ciclos de atenção do ser humano. O design e a imagem devem ser adequados aos fins do video. O plano de fundo do video não deve ocupar a atenção de quem está a visualizá-lo. Este deve ser o mais simples possível (considero que o fundo de cor preta funciona muito bem). Ou seja não devem existir elementos distratores do elemento formador, excepto para reforçarem o que este refere como textos, gráficos ou outros materiais que sejam inseridos no video.

As técnicas de comunicação utilizadas nos videos podem representar um verdadeiro estímulo para os aprendentes e aguçar a sua curiosidade, motivando-os a quererem saber mais. É neste âmbito que faço uma ligação para um video de uma apresentação de Michael Stevens que pode ser visualizado em Ted 


Em que o autor, que tem milhões de visualizações de cada um dos seus videos, explica como colocando questões aparentemente estranhas como quanto pesa um video ou qual a cor de um espelho num video, são uma excelente forma de captar a atenção das pessoas e a partir dai levá-las a conhecerem determinados assuntos.

2 comentários:

  1. Gosto muito de todo o material que é veiculado no TED.
    Este autor, Michael Stevens, mostra realmente o que pode e não pode ser feito na produção midiática. Excelente!

    ResponderEliminar
  2. Considero que grande parte da excelência nas apresentações do TED, para além da qualidade e inovação dos assuntos, é a forma divertida e descomprometida com que os assuntos são abordados.Talvez ainda faça um post no blog sobre o humor na comunicação. Como técnica de comunicação a utilizar nos videos em elearning!

    ResponderEliminar