domingo, 15 de dezembro de 2013

Video e audio / síncronos e assíncronos

A utilização do video é uma das formas de comunicação via web que mais acompanhou a globalização. Sites como o Youtube ou o Vimeo de partilha de videos tiveram um crescimento exponencial.

Também no ensino e especificamente no elearning o video e o audio vieram para ficar!
O video e o audio podem ser síncronos (em tempo real), em formato bidirecional como a videoconferência ou unidirecional como a webinar. No elearning, actualmente, privilegia-se as ferramentas assíncronas, ou seja o video ou som gravados (através do sistema streaming a visualização de videos tornou-se acessível ao comum utilizador da net).
Por um lado ainda existem limitações técnicas que dificultam a utilização de ferramentas síncronas como a videoconferência. Por outro, através de ferramentas assíncronas respeita-se uma das vantagens do elearning que é o ritmo de aprendizagem ser individualizado (obviamente que com limites temporais). O aprendente através do video gravado pode ouvir, ver e rever as vezes que entender.

No futuro, e com a melhoria das tecnologias provavelmente esta será uma falsa questão. Para além de ter a possibilidade de ver o video e o audio em tempo real, este fica gravado para poder ser visto e revisto as vezes que se entender.

A este propósito apresento a seguinte imagem retirada de um relatório da Cisco de Março de 2012  com o título The Impact of Broadcast and Streaming Video in Education” em que mostram a sua projeção do video em contexto da educação, no futuro.

 











Este trabalho é interessante porque aborda, também, a importância do video na aprendizagem com base em vários estudos efetuados, sem cair na tentação de considerar que a tecnologia por si é suficiente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário