segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Video, Audio e Humor


A utilização do humor na comunicação é, em geral, uma excelente técnica para "chegar" às pessoas.
O humor está associado à ação de rir, sorrir que por sua vez está associada a diversão, prazer, bem estar ou até felicidade.

Na educação a utilização do humor pode ser bastante motivador e integrador para a aprendizagem. Quem não se recorda de algum video ou anedota engraçada? Quem não quer aprender divertindo-se?

Pode ser utilizado, por exemplo, no ínicio de uma apresentação para abordar qualquer tema, especialmente um tema complexo ou sensível. Junto o seguinte podcast, disponibilizado no youtube, com o tema "história da filosofia"da Mixordia de Temáticas (a partir dos 40 segundos).



O humor também pode ser utilizado ou ao longo da apresentação em video ou audio, para ir estimulando a atenção dos formandos.
E por vezes basta uma afirmação mais leve, num tom mais jocoso, para despertar ou manter a atenção de quem está a ver ou a ouvir.

Numa sala de aula, se o professor se limita a debitar conteúdos sem interagir com os alunos, sem utilizar técnicas que tornem o seu discurso mais motivador, rapidamente os alunos se distanciam e a mente vagueia para "outras paragens".

No elearning, em gravações de videos ou audio o distanciamento e a desmotivação ainda podem ser maiores, pois quem vê o video está circunscrito a um pequeno écran. E ouvir e/ou ver um Professor durante 10, 20, 30 ou 40 minutos a falar de determinado assunto já em si é dificil para os ouvintes. Se a comunicação for pesada, sem interrupções (de interação ou humor) necessárias à mente, as apresentações podem ser um verdadeiro "pesadelo".

O humor desbloqueia barreiras, cria laços, ligações entre as pessoas e utilizado com critério pode ser um poderoso auxiliar na aprendizagem em videos ou audios de "aulas" de professores, em sistemas elearning.

Junto uma entrevista a um comediante brasileiro que aborda a importância do humor na educação.






1 comentário:

  1. Kant no bom humor português e a agradável e descontraída opinião brasileira. Muito bom. Valeu hein!

    ResponderEliminar